Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Tendências tecnológicas

5 tendências tecnológicas para 2020

Todo segundo que passamos é o suficiente para as tendências tecnológicas evoluírem e tecnologias que conhecemos parecerem desatualizadas.

A medida que a tecnologia evolui, ela permite mudanças e progressos ainda mais rápidos, causando uma aceleração em tudo que fazemos ou conhecemos.

As tendências tecnológicas também estão nas carreiras baseadas em tecnologia que conhecemos hoje evoluem também, e o profissional de TI mais experiente por exemplo já reconhece que a sua função daqui um ano não será mais a msm.

E o que significa tudo isso pra gente? Significa estarmos sempre atualizados com todas essas tendências tecnológicas. Manter a visão no futuro, estudar quais habilidades você precisara desenvolver.

Pra adiantar o seu lado separamos aqui cinco tendências tecnológicas que você deve observar a partir de hoje e também alguns cargos que são criados por essas tendências.

1. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial, ou IA, já recebeu muita atenção nos últimos anos, mas continua sendo uma grande tendência a ser observada, ela já está presente em como vivemos, trabalhamos e até nos divertimos, mais esse são só os estágios iniciais.

IA nada mais é que sistemas de computador criados para imitar a inteligência humana e executar tarefas como reconhecimento de imagens, fala ou padrões e até tomada de decisão. A IA pode executar essas tarefas com mais rapidez e precisão do que os próprios humanos.

Usamos IA de diversas formas em nosso dia a dia, em aplicativos como os de navegação, serviços de streaming, assistentes pessoais para celulares e casas, aplicativos de carona, entre outros dispositivos domésticos inteligentes. Além disso usamos para agendar transportes, avaliar riscos de negócios, prever manutenção e melhorar a eficiência energética, entre muitas outras tarefas de economia de dinheiro.

A grande questão da IA é se elas serão as grande causadoras de desemprego, mais segundos especialistas a automação que elas irão gerar também criará muitos campos de atuações novos.

2. Machine Learning ou Hello Skynet!

O Machine Learning é um subconjunto da IA. Com o Machine Learning, os computadores são programados para aprender a fazer algo que não estão programados: aprendem descobrindo padrões e idéias a partir dos dados. 

O Machine Learning está sendo implementado rapidamente em todos os tipos de indústrias, criando uma enorme demanda por profissionais qualificados. O mercado de Machine Learning deve crescer para US $ 8,81 bilhões até 2022 . Os aplicativos Machine Learning  por exemplo são usados ??para análise de dados, mineração de dados e reconhecimento de padrões. Do lado do consumidor, o Machine Learning capacita resultados de pesquisa na Web, anúncios em tempo real e detecção de intrusão na rede, para citar apenas algumas das muitas tarefas que ele pode executar.

Além de executar inúmeras tarefas em nosso nome, está gerando empregos. Os empregos de Machine Learning estão entre os principais empregos emergentes no LinkedIn , com quase 2.000 listagens de empregos publicadas. E esses empregos pagam bem: em 2017, o salário médio de um engenheiro de aprendizado de máquina era de US $ 106.225 . Os trabalhos de Machine Learning incluem engenheiros, desenvolvedores, pesquisadores e cientistas de dados.

3. Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual (VR) mergulha o usuário em um ambiente, enquanto a realidade aumentada (AR) aprimora seu ambiente. Embora a RV tenha sido usada principalmente para jogos até agora, ela também foi usada para treinamento, como o que o LIGA | Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos da Facens criou para a ZF, um software de simulação do dia a dia dos seus funcionários. O popular Pokemon Go é um exemplo de AR.

Tanto a RV quanto a AR têm um enorme potencial em treinamento, entretenimento, educação, marketing e até reabilitação após uma lesão. Ou pode ser usado para treinar médicos para fazer cirurgia, oferecer aos visitantes de museus uma experiência mais profunda, aprimorar parques temáticos ou até aprimorar campanhas de marketing.

Existem grandes players no mercado de RV, como Google, Samsung e Oculus, mas muitas startups estão se formando e estão contratando, e a demanda por profissionais com habilidades em VR e AR só aumentará. 

4. Internet das Coisas (IoT)

Muitas “coisas” agora estão sendo construídas com conectividade Wi-Fi, o que significa que elas podem ser conectadas à Internet e entre si. E nós chamamos essa tendência tecnológica de Internet das Coisas, ou IoT. A Internet das Coisas é o futuro e já permitiu que dispositivos, eletrodomésticos, carros e muito mais se conectassem e trocassem dados pela Internet. E estamos apenas nos estágios iniciais da IoT: o número de dispositivos de IoT alcançou 8,4 bilhões em 2017 deverá atingir 30 bilhões de dispositivos até 2020 .

Como consumidores, já estamos usando e nos beneficiando da IoT. Podemos trancar nossas portas remotamente, quando esquecemos aberta ao sair para o trabalho e pré-aquecermos os fornos a caminho de casa. Mas as empresas também têm muito a ganhar agora e no futuro próximo. A IoT pode permitir melhor segurança, eficiência e tomada de decisão para as empresas, à medida que os dados são coletados e analisados. Ele pode permitir manutenção preditiva, acelerar o atendimento médico, melhorar o atendimento ao cliente e oferecer benefícios que ainda nem imaginávamos.

No entanto, apesar desse benefício no desenvolvimento e adoção da IoT, os especialistas dizem que não há profissionais de TI suficientes sendo treinados para trabalhos de IoT. As habilidades necessárias incluem segurança de IoT, conhecimento de computação em nuvem, análise de dados, automação, entendimento de sistemas incorporados, conhecimento de dispositivos, para citar apenas alguns. Afinal, é a Internet das Coisas, e essas coisas são muitas e variadas, o que significa que as habilidades necessárias também são.

5. Cibersegurança

A cibersegurança pode não parecer uma tendência tecnológica emergente, já que existe há algum tempo, mas está evoluindo da mesma forma que outras tecnologias. Isso ocorre em parte porque as ameaças são constantemente novas. Os hackers “do mal” que estão tentando acessar dados ilegalmente não vão desistir tão cedo e continuarão a encontrar maneiras de passar pelas medidas de segurança mais difíceis. Isso também ocorre em parte porque a nova tecnologia está sendo adaptada para aumentar a segurança. Enquanto tivermos hackers, teremos a segurança cibernética como uma tecnologia emergente, porque ela evoluirá constantemente para se defender contra esses hackers.

Como prova da forte necessidade de profissionais de segurança cibernética, o número de empregos em segurança cibernética está crescendo três vezes mais rápido do que outros trabalhos em tecnologia. No entanto, estamos aquém do preenchimento desses empregos. 

Muitos trabalhos de cibersegurança pagam rendas de seis dígitos, e as funções podem variar de hacker ético a engenheiro de segurança e diretor de segurança, oferecendo uma carreira promissora para quem deseja entrar e se manter nesse domínio.

Ficou tendências tecnológicas de fora? Conta aqui pra gente nos comentários.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x