Os Centros Universitários Newton Paiva e Facens realizam em conjunto no próximo sábado, dia 27/03, das 10h às 18h, o Arduino Day – Superpowers.
Trata-se de uma experiência virtual do labirinto 3D desenvolvido no Fab Lab Newton Paiva. O evento faz parte do Arduino Day, ocasião em que várias comunidades makers ao redor do mundo se reúnem para apresentar projetos viabilizados pelo chamado Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica.
No labirinto 3D, o desafio do usuário é conduzir uma pequena esfera pelos corredores em busca da saída. Ele é composto por chapas de madeira do tipo MDF, e conta com dois servo-motores que permitem sua movimentação em todas as direções. Quando conectado a essa estrutura, o Arduino permite controlá-la de forma remota.
O estudante de engenharia de automação na Newton Paiva, Gabriel Tose, é um dos idealizadores do projeto. Ele explica que o labirinto é uma das atrações mais procuradas no Espaço Teen Newton, extensão do Fab Lab Newton voltado para a realização de atividades ligadas à robótica, games e outras inovações tecnológicas.
“Nosso objetivo com o evento é reproduzir no ambiente virtual a experiência que os usuários têm no espaço físico. Além de apresentar ao público geral uma das inúmeras funcionalidades do Arduino, é uma atividade recreativa diferente e segura para esses tempos de pandemia”
avalia o estudante.
No dia do evento, os usuários poderão assumir o controle do labirinto em qualquer computador ou dispositivo móvel por meio de um aplicativo chamado Blynk.
A distribuição do sinal e controle do fluxo de participantes na plataforma será feito pelos profissionais da Facens, em Sorocaba.
A atividade é gratuita e aberta ao público em geral. Clique na imagem e inscreva-se!
O Arduino no ambiente acadêmico
O Arduino é um dispositivo importante no aprendizado de robótica e automação, sendo utilizado em diversos projetos, desde protótipos a propostas mais avançadas.
Por ter vários exemplos prontos na internet, ele é uma ótima porta de entrada para alunos interessados em desenvolver ideias que envolvam eletrônica e robótica.
Além de a programação da placa ser extremamente simples, ele se destaca de outros microcontroladores por ser prático e de baixo custo.
De acordo com Gustavo Abreu, coordenador do Fab Lab Facens, a placa é uma peça-chave no Fab Lab, já que a maioria dos projetos eletrônicos realizados no laboratório contam com um dispositivo.
Ele é considerado uma ótima ferramenta de prototipagem, já que é bastante confiável e de simples utilização, exigindo apenas uma fonte ou bateria para funcionar. Os Arduinos são utilizados nas próprias máquinas dos Fab Labs, como algumas impressoras 3D e fresadoras CNC.
“Mesmo quando projetos mais complexos precisam ser desenvolvidos, o Arduino geralmente acaba sendo o primeiro passo. Justamente pela facilidade de testar várias funcionalidades antes de a equipe se comprometer com a produção de uma placa eletrônica dedicada. Isso dá uma agilidade imensa na prototipagem e validação do projeto”
conclui Gustavo.