Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Abril verde: prevenção, segurança e saúde do trabalho

O Abril verde é uma campanha que aborda temas sobre a importância da prevenção de acidentes, a segurança e a saúde no trabalho.

O objetivo é de orientar e apresentar procedimentos que ofereçam proteção aos trabalhadores.

Saiba mais sobre Abril Verde:

O laço verde

O símbolo da campanha é o laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada à área da saúde.

História

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) nomeou o dia 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente em uma mina em Virgínia, (EUA), em 1969.

A data no Brasil

No Brasil, a data foi promukgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei n°11.1211, no ano de 2005.

O Brasil é 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. De 2002 a 2020, país registrou taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, aponta relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, segundo matéria publicada pelo G1.

Segundo a Agência Brasil, o país registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3horas e 40 minutos. Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 de 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente ou doença relacionados à atividade laboral.

Todos os dados nos mostram a importância do debate e conscientização sobre o tema, que reflete de forma significativa na vida de milhares de pessoas no Brasil.

Não deixe de compartilhar esse texto para que mais pessoas possam conhecer o tema e aderir uma rotina de trabalho segura e saudável.

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x