De acordo com o calendário da ONU, o dia 3 de dezembro é marcado como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.
A data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.
Ela também busca conscientizar a sociedade sobre a importância de inserir pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, econômica, educação cultura.
Em 14 de outubro de 1992 a data foi insituida através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, que em seus últimos estudos, publicou que aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.
A cada ano, novos dados são levantados no mundo todo e impulsionam empresas e sociedade a refletir e colocar em prática os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que com algum tipo de deficiência.
No Brasil, são cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. Em Sorocaba são mais de 172 mil, segundo dados do IBGE e da Coordenadoria de Desenvolvimento Social da Pessoa com Deficiência.
Para atender essa grande parcela da população, a cidade conta com várias instituições que atendem pessoas nas mais diversas necessidades.
O Concelho Municipal da Pessoa com Deficiência, junto com a Prefeitura, também promove inúmeras ações durante todo o ano.
A tecnologia como facilitadora
Tendo como objetivo a melhoria na qualidade de vida de, aproximadamente, 10% da população, a inovação e tecnologia se tornam aliadas e facilitadoras no processo.
Ao longo dos anos, a evolução da tecnologia permite que a pessoa com deficiência, em muitos aspectos, tenha igualdade de condições com qualquer outra pessoa.
Leitores de tela permitem que deficientes visuais consigam usarem computadores, celulares e tabletes; cadeiras de rodas motorizadas; próteses em 3D; audidescrição para conteúdos educativos e de entretenimento; livros virtuais e etc.
Graças a essas tecnologias, a interação com a sociedade, acesso a informação e inserção mercado de trabalho também são possibilidades reais para os deficientes.
No episódo #3 do Facens Cast, Thiago Cordeiro recebeu Samanta Vilalon e Givanildo Pereira, da Padaria Real Sorocaba; Teco Barbero, colaborador Facens, jornalista e fotógrafo com deficiência visual; e Fábio Pereira da Silva, PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, para falar sobre esse tema que está tão próximo de nós.
Não como negar que a tecnologia vem como uma grande aliada para as pessoas com deficiência. Mas, além dela, o apoio dos que estão por perto também pode impulsionar grandes conquistas.
Então, se você convive com alguém com deficiência, procure conversar com ela, entender suas necessidades e habilidades, conheça o seu mundo.
Pessoas com deficiência merecem, acima de tudo, respeito, oportunidade, confiança no potencial, igualdade de condições e uma mentalidade livre de preconceitos.