Basicamente, o papel de uma faculdade se resume na formação de jovens para o mercado de trabalho.
Através do conhecimento adquirido e lapidado em salas de aulas e laboratórios, a instituição cumpre o seu papel para com a sociedade.
Mas, a missão não para por aí. Além do óbvio, a faculdade vem para produzir conhecimento, instigar o pensamento crítico, articular saberes, formar profissionais de qualidade, líderes, cidadãos.
Engana-se quem imagina que a formação de um cidadão está atrelada ao conteúdo programado apenas para sala de aula. Ela vai além e se constrói na relação com a comunidade acadêmica.
Professores, funcionários, toda a comunidade influencia na formação do cidadão que cresce e aprende ali. Os valores e experiências são compartilhadas e preparam o indivíduo para uma vida em sociedade.
Por esse motivo, a importância da faculdade vai muito além da formação profissional.
A instituição deve oferecer meios para que seus alunos se sintam capazes de enfrentar desafios, desenvolver ideias, inovar, gerar impactos positivos para a sua geração e as que estão por vir.
Dessa forma, a qualidade do ensino é condição fundamental na formação intelectual e moral do jovem.
Muito além da formação profissional
A faculdade é importante não apenas para que a demanda óbvia seja atendida, projetos são criados para que jovens possam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais ainda no ambiente acadêmico.
Tal experiência acaba por se estender quando chega a hora de começar a jornada profissional, na qual seu trabalho impacta a vida de muitos.
O pensamento inovador e a atitude crítica levam o jovem a identificar as possibilidades e agir conforme seus conhecimentos e valores.
Na Facens, por meio das aulas, projetos, Centros de Inovação e iniciativas diversas, os alunos são capazes de desenvolver as habilidades de um profissional cidadão.
Conheça o Play na aula! Um projeto da Facens para ajudar os alunos arrasar no vestibular e muitas outras dicas.
O Centro Universitário trabalha ativamente para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolver suas melhores habilidades profissionais e sociais.
É importante que o aluno perceba que há coerência entre os seus valores e o que ele aprende com a experiência da faculdade. Dessa forma, não restará dúvidas que o poder de fazer a diferença está nas mãos dele.
Dessa forma, a Facens entende que a importância da faculdade é justamente este: ser um local para a transmissão e construção do conhecimento, tornando compreensível o significado dos conceitos em sala e valores extra sala, tornando-se um cidadão preparado para ser agente da transformação na sociedade.