Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A ciência explica as boas ideias que temos no banho

Você também acha que suas melhores ideias aparecem na hora do banho e não no brainstorm? Um estudo psicológico explica por que isso acontece!

Imagine a seguinte situação: hora de brainstorm com a galera do trabalho. Muitas ideias surgem, mas nenhuma delas é uma super ideia. Talvez, o problema não tenha uma solução naquele momento. Encerramos o dia e amanhã pensamos nisso.

Chegando em casa, é hora de tomar aquele banho para relaxar. Você está embaixo da água morna, sentindo sua mente se desconectar por um momento, quando de repente… uma ideia brilhante surge para solucionar aquele problema do trabalho!

Se identificou? Essa é uma realidade pessoas no mundo todo! Mas, por que temos as melhores ideias e soluções de problemas na hora do banho? John Kounios é diretor do programa de Ciências Cognitivas e do Cérebro da Universidade Drexel, nos Estados Unidos, e realizou um estudo psicológico explicando o motivo de, não só cantarmos, mas também termos soluções brilhantes no quando relaxamos no chuveiro.

O estudo relata que, basicamente, 2 fatores estão em pauta para desvendar esse mistério: restrição sensorial e relaxamento.

É hora de desligar!

Quando estamos no chuveiro, nossos sentidos não estão tão aguçados. A água que cai sobre o corpo faz com que a sensação do toque seja diminuída, tendemos a fechar os olhos e os ruídos externos são abafados pelo som da água. Tudo isso significa que nossa atenção está voltada para o nosso interior.

“A atenção é direcionada para o interior e se você está atento a seu redor, não consegue se concentrar em seus próprios pensamentos”, explicou Kounios em entrevista à BBC News Mundo.

Estudos de laboratório comprovam que, momentos antes de termos uma boa ideia, o córtex visual, área da parte posterior do cérebro responsável por processar os estímulos que entram pelos olhos, se desliga de forma parcial.

Isso significa que, antes de termos uma ideia genial, nos tornamos menos conscientes do que acontece ao nosso redor e focamos nossa atenção no interior. O chuveiro se torna um espaço de isolamento, com o minimo de distrações, o que facilita a nossa concentração nos pensamentos.

Relax, baby!

Quando estamos no chuveiro, normalmente temos um momento mais tranquilo, relaxante, que nos permitimos fechar os olhos e nos desligar de toda correria do dia a dia.

É nessa hora que o nosso humor pode melhorar e a criatividade fluir! “Quando está relaxando e de bom humor, você se permite pensar ambiciosamente ou até ter ideias um pouco malucas”, explica Kounios.

Essa era a licença poética (ou científica) que você precisava para tomar aquele banho e colocar em prática seu mais novo plano inovador!

Mas – atenção! – sem demorar muito! Não se esqueça que é no chuveiro que se consome mais água! O Governo do Estado de São Paulo fez uma lista com 10 dicas para economizar água no banho e você também pode colocá-las em prática na hora de relaxar no chuveiro 🙂

Inscrever-se
Notificar de
0/100
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x