A Facens – referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde – e o Hospital GPACI – Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil, firmaram uma parceria exclusiva que permitirá aos estudantes dos cursos de graduação da Escola de Ciências da Saúde realizar as práticas clínicas e estágios, atividades de pesquisa e extensão e visitas técnicas ao hospital. O acordo de cooperação foi assinado no dia 28 de outubro.
Neste segundo semestre de 2024, os estudantes de Biomedicina já estão em estágio de gerenciamento no hospital. Já os estudantes de Enfermagem executam funções de gerenciamento e qualidade do atendimento, além de atividades relacionadas às práticas clínicas em saúde da criança e do adolescente não oncológicos. Os discentes de Psicologia realizam estágio básico em processos laborais, articulando intervenções com colaboradores do hospital. Enquanto os estudantes de Medicina Veterinária estão criando um projeto de iniciação científica para desenvolver intervenções assistidas por cães junto às crianças especializadas.
Antônio Roberto Beldi, Presidente da Mantenedora do Centro Universitário Facens, assinou o documento e ressaltou a importância da parceria.
“É uma grande satisfação firmar essa cooperação. O hospital GPACI é uma referência, um grande orgulho para Sorocaba e realiza um trabalho importante em prol da saúde de toda a comunidade. Este é o começo de um caminho juntos, unindo o pertencimento a essa causa, nossos corações e o conhecimento dos nossos docentes e estudantes.”
Patrícia Klahr, reitora da Instituição, afirma que a Facens está comprometida em desenvolver profissionais conscientes de sua responsabilidade social.
“Essa parceria reflete nossos valores, pois proporciona aos estudantes uma oportunidade única de aprendizado de humanização na prática, enquanto apoiam a melhora da qualidade de vida de crianças em tratamento, em um local de referência e excelência como o GPACI. A nossa relação institucional extrapola o âmbito acadêmico, pois somos instituições filantrópicas parceiras, onde o principal objetivo é beneficiar a comunidade. A conexão entre educação e o impacto social é essencial para o desenvolvimento de profissionais éticos e preparados para atender aos desafios da comunidade”, diz.
O hospital é referência para 48 cidades na prestação de serviços médico-hospitalares a crianças e adolescentes até os 18 anos. A colaboração pode envolver outros cursos do Centro Universitário Facens ao longo do tempo e de acordo com as necessidades.
Para Maria Lúcia Neiva De Lima, Presidente do Conselho de Administração do GPACI, a parceria valoriza o trabalho realizado na instituição.
“Grandes empresas que se conectam com o hospital reforçam nossa mensagem. Essas parcerias fazem com que mais pessoas e organizações acreditem e se importem com a nossa causa também. Nós vivemos de doações e é disso que precisamos para manter a excelência desse hospital. Estamos muito felizes em receber os estudantes do Centro Universitário Facens e em podermos contribuir para o seu desenvolvimento na área da saúde”.