Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Artigo sobre inteligência artificial escrito por professores e alunas da Facens é destaque na BRACIS 2023

Mais um avanço na pesquisa acadêmica do Centro Universitário Facens!

Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, aconteceu o BRACIS 2023 (Brazilian Conference on Intelligent Systems), um dos maiores congressos de Inteligência Artificial do Brasil.

Na ocasião, os professores Marc Capdevila e Renato Moraes, junto com a Engenheira Karine Pistili e a aluna Camila Jardim, tiveram o artigo “An Open Source Eye Gaze Tracker System to perform remote user testing evaluation”, (Um sistema de rastreamento de olhar de código livre para realização de testes de usuários remotos), aceito para publicação.

O artigo, escrito por todos eles, ainda foi apresentado no dia 27 de setembro por Karine, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em breve, o material será publicado em proceedings do BRACIS, e também nas Springer in Lecture Notes in Computer Science (LNCS) / Lecture Notes in Artificial Intelligence (LNAI) series.

Marc Capdevila e Renato Moraes são professores doutores no Centro Universitário, Karine Pistili é Analista de Pesquisa e Inovação no Liquid Galaxy Facens, e Camila Jardim é aluna do curso de Engenharia da Computação na Facens.

Sobre o artigo

Eye Gaze Trackers são dispositivos projetados para identificar a fixação do olhar de um indivíduo em relação a uma tela ou outro ponto de referência. Essas ferramentas são amplamente aplicadas em testes de usabilidade, pois fornecem vários métricas para estudar como as pessoas interagem com os aplicativos.

No passado, essas ferramentas eram caras e exigiam um ambiente controlado, bem como pessoal treinado para operação adequada. Embora hoje em dia novas implementações não necessitem de hardware físico para realizar esses testes, muitas vezes eles dependem de modelos baseados em licenças em vez de serem de código aberto.

O objetivo deste trabalho é criar um sistema autônomo que possibilite qualquer usuário implemente um rastreador ocular de baixo custo usando tecnologias da web, e facilitar seu uso em estudos remotos e presenciais em um ambiente de maneira simples, necessitando apenas de um computador e uma webcam.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Anterior
Próximo Mais Votado
Inline Feedbacks
Todos os comentários
Expediente

Jornalista responsável:
Elis Marina de Amaral Gurgel Nunes (MTB 0094600/SP)

0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x