A equipe B’Energy do Laboratório de Inovação e Competições Estudantis (LINCE) da Facens, sagrou-se campeã brasileira do Campeonato Fórmula SAE na categoria carro elétrico. Após um ano de dedicação e aprimoramento contínuo, os estudantes conquistaram o título mais cobiçado da competição.
O sucesso deste ano foi impulsionado pela criação do protótipo B23, projeto que tomou forma durante os últimos 12 meses. O veículo se destacou por vários fatores, como o chassi mais leve e uma bateria aprimorada com fonte de energia mais eficiente, o que melhorou a performance do veículo. Além disso, foi desenvolvida uma arquitetura de hardware inovadora, que deixou o carro mais robusto, permitindo maior agilidade na competição.
A equipe B’Energy é composta por 23 membros e se dedica à pesquisa sobre o carro elétrico no LINCE, que desempenha um papel crucial no apoio a projetos estudantis. O time, que já havia sido vice-campeão em três ocasiões anteriores (2017, 2019 e 2022), foi fundado há 11 anos por alunos da Facens, que passam por uma jornada de aprendizado e desenvolvimento nos mais variados cursos de ensino superior, aprimorando suas habilidades técnicas e estratégias de competição ao longo do tempo.
De acordo com o coordenador do LINCE, Kariston Henrique de Oliveira, trata-se de uma importante conquista. “Nossa missão é catalisar e estimular estudos e projetos de competições tecnológicas, pesquisas, extensão acadêmica, extracurriculares, gerando conhecimento e experiência prática para o estudante do Centro Universitário Facens. Uma conquista como essa motiva todas as outras equipes do LINCE e prova que todos são capazes”, diz. Segundo ele, “a equipe B’Energy é prova disso, pois depois de 11 anos de história e alguns vice-campeonatos, perseverou e conseguiu o tão sonhado primeiro lugar”.
A B’Energy foi destaque nacional na modalidade carros elétricos, alcançando o 1º lugar na classificação geral e nas categorias Acceleration Skid Pad, Autocross, Enduro e Eficiência.
Em 2023, os principais diferenciais do protótipo B23 foram:
– Chassis mais leve devido ao auxílio do patrocinador Flash no processo de manufatura;
– novo projeto de bateria, tornando-a mais confiável e eficiente;
– nova arquitetura de hardware, mais robusta e mantendo a modularização proposta no último ano.
O título de campeã brasileira na categoria de carro elétrico não apenas solidifica a posição da equipe B’Energy como líder na área, mas também abre as portas para o cenário mundial. A equipe agora se prepara para competir no campeonato mundial, agendado para junho de 2024 nos Estados Unidos.
Premiação do B’Energy acontece às 1:24:00