Mais de 65 mil pessoas são reconhecidas como refugiados no Brasil. A maioria delas tem entre 18 e 29 anos, de acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare).
E foi pensando justamente nesses jovens que a Facens se uniu à ONG Refúgio 343 para oferecer bolsas de estudo exclusivas para migrantes e refugiados que residem no país.
Neste ano, serão disponibilizadas 13 vagas de bolsas integrais em todo o país, todas em cursos de nível superior. As bolsas permitirão que os selecionados realizem seus estudos no formato online ou presencial, conforme sua preferência. Em Sorocaba, cinco alunos serão selecionados e todos terão aulas no formato presencial.
Para Vitor Bellota, Gerente de Sustentabilidade da Universidade, é muito importante poder apoiar as pessoas a transformarem suas realidades a partir da educação.
“Ao abrir cinco bolsas integrais para refugiados, estamos oferecendo oportunidades concretas para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas e de suas famílias, que tiveram que largar seus lares por medo, fome, violência e por terem seus direitos básicos negados. Acreditamos que como humanidade temos que apoiar uns aos outros, independentemente de questões geográficas ou políticas”
Segundo Labele Sobrinho, supervisora da Escola Refúgio e responsável pelo Programa de Bolsas:
“o Programa de Bolsas Nacionais tem como objetivo proporcionar o acesso de refugiados e migrantes ao ensino superior, abrindo novas oportunidades de reintegração socioeconômica. Este projeto é um marco para o Refúgio 343, contando com o apoio de instituições que reconhecem a importância da responsabilidade social e da educação para a transformação da sociedade”.
Além do impacto na vida dos alunos, Bellota afirma que a vinda desses alunos contribui para a diversidade de toda a comunidade da Facens. “As diferentes origens culturais enriquecem o ambiente acadêmico e preparam nossos estudantes para enfrentar os desafios globais com uma mentalidade aberta e tolerante. Esperamos que essa iniciativa com a Refúgio 343 inspire outras instituições de ensino e organizações a se envolverem na causa dos refugiados, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária”, reforça.
Além do Centro Universitário Facens, fazem parte do projeto a Faculdade Arnaldo e o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), ambos de Minas Gerais.
Pacto Global da ONU
O Centro Universitário Facens é signatário do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, que visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
No Brasil somente 36 instituições de ensino fazem parte da iniciativa, sendo que sete delas têm como foco a educação superior e estão no Estado de São Paulo.