Pode parecer cedo demais para falar em conexão 5G no campo, mas ao menos três iniciativas no Brasil começam a mostrar o enorme potencial da tecnologia nas fazendas.
Apesar de ainda depender até mesmo de um leilão público, previsto ainda para o segundo semestre, a nova banda permitirá o máximo desempenho do agro digital.
Com o novo salto, esgotaremos o Agro 4.0 para chegar de vez no Agro 5.0, no qual a altíssima precisão será regra e quase toda tarefa poderá ser feita à distância Se ainda não estamos lá, já podemos testar o 5G Rural!
O Canal Rural abordou o tema no Boletim AgEvolution e o professor da Facens, Roberto Netto, contou como essa tecnologia impacta no setor, bem como está aliada a inteligência artificial para resultados significativos no campo.
Assista o vídeo completo:
5G na Facens
Em junho de 2021, Facens, a Ericsson, a Embratel e a Claro, com o apoio do seu hub de inovação – o beOn Claro – inauguraram o maior campus universitário conectado com a tecnologia de quinta geração.
A inauguração contou também com o apoio da John Deere, Qualcomm Technologies, Inc., e Motorola, que apresentaram em primeira mão e colocaram em funcionamento um pulverizador de grande porte, o primeiro conectado ao 5G, mostrando como a aplicação poderá apoiar o desenvolvimento do setor de agronegócios.
O 5G Smart Campus Facens é o maior campus conectado com tecnologia de quinta geração de São Paulo e a iniciativa fomentará novas pesquisas, projetos e desenvolvimento de soluções digitais para outros segmentos, como automotivo, Indústria 4.0, cidades inteligentes, telemedicina e educação.
Além dos experimentos do 5G no Campo, a Facens também estuda como a tecnologia pode aprimorar outras áreas e já começa a testar o sinal em projetos desenvolvidos no Campus.
A equipe do LINCE (Laboratório de Inovações em Competições Estudantis), por exemplo, está liderando o projeto do Carrinho Autônomo, enquanto o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps) aprimora o acesso remoto a um laboratório virtual para as aulas online ao vivo dos alunos Facens.
Conheça mais sobre cada um dos projetos: