Em 22 de abril de 1500, há 525 anos, Pedro Álvares Cabral e sua esquadra chegaram em terras brasileiras, mais especificamente em Porto Seguro, na Bahia. Esse marco representou o início de um capítulo fundamental na história do Brasil.
Muitos anos se passaram desde então, e o Brasil deixou de ser uma terra desconhecida para virar um país cheio de diversidade, culturas e conquistas em várias áreas.
Pra comemorar essa data importante, separamos algumas curiosidades sobre o Brasil de hoje:
- O Brasil possui quatro fusos horários oficiais: o de Brasília (horário oficial), o do Amazonas, o do Acre e o da ilha de Fernando de Noronha.
- O país ocupa cerca de 47% do território da América do Sul, sendo a 5ª maior nação em extensão territorial, com 8.515.767 km² — atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
- Com uma estimativa de 212,6 milhões de habitantes (julho de 2024), o Brasil é o 7º país mais populoso do mundo. Cerca de 87,4% da população vive em áreas urbanas.
- Em 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro atingiu aproximadamente US$ 2,33 trilhões, posicionando o país como a 10ª maior economia do mundo. Considerando o critério de paridade do poder de compra (PPC), o Brasil ocupa a 7ª posição global. Na última década, cerca de 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média.
- A maior fronteira terrestre da França não está na Europa, mas sim na América do Sul — com o Brasil, por meio da Guiana Francesa.
- Na América Latina, somos conhecidos como brasileiros, devido à nossa língua oficial, o português. No entanto, em outras partes do mundo, é comum sermos identificados como “latino-americanos”, o que, por vezes, causa confusão, especialmente pelo fato de muitos acreditarem que falamos espanhol.
- O português falado no Brasil é fortemente influenciado por línguas indígenas, com palavras como abacaxi, pipoca, jacaré, açaí, peteca, mingau, entre outras. Atualmente, estima-se que mais de 150 línguas indígenas sejam faladas no país, pertencentes a diversos troncos linguísticos, como o tupi e o macro-jê. Dentre as mais faladas, estão Tikuna, Guarani Kaiowá, Kaingang, Xavante e Yanomami.
- A denominação “índios” usada para os povos indígenas brasileiros surgiu quando os portugueses acreditavam ter chegado às Índias e, ao avistar os primeiros habitantes, assim os denominaram.
- O Brasil possui uma das mais ricas composições genéticas do planeta. Isso se deve, principalmente, aos intensos processos de miscigenação durante os períodos de colonização (1500–1822) e migração (1822 até a década de 1990), envolvendo povos indígenas, africanos, europeus (com destaque para portugueses, italianos e alemães) e asiáticos (especialmente japoneses).
- O povo brasileiro: Uma das marcas mais reconhecidas do Brasil no exterior é seu povo. Os brasileiros costumam ser vistos como acolhedores, diplomáticos, abertos à diversidade cultural e religiosa, sociáveis e otimistas.
- Energia limpa: Em 2023, cerca de 89% da energia gerada no Brasil teve origem em fontes renováveis, como hidrelétricas, usinas eólicas, solares e biomassa. Em comparação, a média dos países do G20 é de apenas 29%.
Deixe um Comentário